Depoimentos

Roberto Vieira de Carvalho

"Há muito que já deveríamos ter reparado este erro histórico. Não é possível vermos nossas riquezas saírem sem que o Estado tenha, pelo menos, um mínimo de retribuição."

Gildásio Ribeiro Catta Preta

"Com certeza é uma causa justa, não podemos deixar as nossas maiores riquezas saírem do nosso Estado sem uma compensação financeira à altura do que merecemos, pelos menos similar aos demais países. "

Ronaldo Vasconcellos Novais

"Revisão justa, necessária e que deve ser feita a partir de agora."

Luciano Arcanjo de Melo

"A mineração causa mais danos sociais e ambientais que a extração petrolífera. Portanto, é justo que os royalties do minério sejam equiparados aos royalties do petróleo, para compensar as populações dos estados e municípios mineradores."

Altair Gomes da Silva - Jogos de Minas

"Que haja revisão e equiparação aos royalties do petróleo e as aplicações sejam diretas nos entornos minerários compensando mais especificamente o meio ambiente e as populações impactadas. "

Maria Auxiliadora-Dorinha Alvarenga

"Precisamos equiparar os royalties do Brasil aos do mundo, assim como precisamos avançar em nossa legislação e de fato cumprirmos os requisitos legais nos licenciamentos."

Afonso Ligório Lembi de Carvalho

"Todo brasileiro ciente da questão dos royalties da mineração, aprova essa mudança na legislação, a não ser os poucos que se beneficiam dessa disparidade, quando comparado, por exemplo, com os royalties do petróleo. Para os estados onde há mineração, a cobrança dos royalties é tão irrisória, que parece ser coisa de um mundo velho de barões e coronéis."

Antonio Rocha Miranda

"É uma reivindicação justa pois aqui ficam os buracos. Compare com o royalty do petróleo que é extraído a muitas milhas da costa dos estados beneficiados."

Alessandra de Castro

"O mínimo que posso fazer é assinar, pois minha Cidade Congonhas - MG está virando um buraco e os impactos ambientais são irreversíveis para população."

Renato Felipe Marcelino

"Vergonha! O Minério é Nosso, e essas empresas extraem o minério e pagam essa esmola ao estado, que também não faz nada para mudar o fato. QUE SEJA CRIADO O FUNDO SOCIAL DO MINÉRIO PARA EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA E MTO MAIS!"

Flávio Viana Gomide

"As riquezas minerais são do povo brasileiro não das empresas!"

Fabio Santana Lima da silva

"O minério é a nossa maior riqueza não pode ser tão mal compensado."

RICARDO ASSUMPÇAO MAFRA

"Realmente é um absurdo o que acontece com o povo mineiro desde a época do Brasil colônia. As gananciosas mineradoras destroem o entorno de nossas cidades e nossas nascentes a troco de quase nada."

GENALDO GOMES FERREIRA

"Temos que nos unir para garantir um futuro para as próximas gerações."

Andreia Paulino Franco

"O minério é levado embora e um dia se esgota. A cidade fica dependente do minério e, quando ele se vai, só fica um buraco. "

Jordão Vieira Silva

"O preço do minério mais que triplicou nos últimos anos. Não podemos continuar cobrando pouco por algo que nos causa tanto prejuízo! Ambiental e social!"

Pedro Lithg

"O Brasil tem que fazer valer a sua condição de oitava potencia econômica mundial e atuar em conseqüência. Há anos vendemos as nossas riquezas naturais a preços de bosta-de-boi, quando não as entregamos de mão beijada, haja vista na Amazônia! É hora de mudarmos os rumos dessa nação e distribuir equanimente as riquezas que nela há entre o seu povo valoroso e merecedor dessa recompensa."

Alberto de Freitas Castro Fonseca

"Esta é talvez a petição pública de cunho ambiental mais importante nesta rede."

José Luiz Acebal Fernandes

"Esperamos que o congresso haja honestamente no interesse da sociedade e não dos lobistas."

Paulo Rogério Ayres Lage

"Parabenizo a iniciativa e gostaria de acrescentar nesta petição a cobrança pelo uso das águas nos minerodutos (1.000 litros de água para 60 kg de minério). Fiz esta proposição que se encontra aprovada unanimemente no Seminário Mineração, realizado pela Assembléia Legislativa de MG em 2009. Como ilustração: a água que passa por uma turbina de geração de energia da Cemig, mesmo 100% reaproveitável paga 6,75% de royalties (sobre o preço de venda da energia gerada) pelo uso que faz. Por que a água que transfere em vez de energia transporte e é 100% consumida não paga nada? Cobrança da água e dos royalties de seu uso deve acompanhar este belo trabalho. A Vale em seu site diz captar anualmente a bagatela de 15,6 milhões de m³ anualmente, nada menos que 5 milhões de m³/dia. Repassarei este site a todos os amigos."

Salete de Jesus Pinto

"Equiparação dos royalties já!"

Ivan Gomes Verlangieri

"Estou cansado da Vale minerar nas minas Capão Xavier e Mar Azul, pois minha residência, como a de todos os vizinhos, estão trincadas, sujas, barulho, vibração e quem irá pagar a conta das reformas que nunca pagaram!! Queremos justiça!"

Luis Arthur Gomes Verlangieri

"As mineradoras têm que repassar os lucros para todos os moradores próximos às minas Capão Xavier e Mar Azul para custear a cada 6 meses a manutenção nas nossas casas, pois ficam imundas, trincadas, etc."

Gustavo Mateus Carolino

"O Estado de Minas Gerais necessita ser indenizado e ter mais verbas para proporcionar Desenvolvimento Sustentável. A atividade de Mineração gera vários benefícios, porém agride a Natureza e nós, Mineiros, estamos no centro disso tudo. "

Mauro José da Trindade

"Oportuna e elogiável a iniciativa - via dela, se produz equidade fiscal, se restabelece o pacto federativo e se passa a tratar os iguais de forma assemelhada. Parabéns! "

Déborah de Oliveira Rajão

"Que sejam revistos os Royalties e que as mineradoras respeitem e cumpram a lei ambiental e as cidades onde se instalam. Que a população seja recompensada pelos danos que sofre decorrentes da mineração que se alastra em Minas Gerais, como um câncer. "

Maurílio dos Santos Tavares

"Na cidade de Mariana, que contém muitas jazidas de minérios, acho que essa lei irá ajudar a minimizar a exploração agressiva das empresas mineradoras que aqui atuam. Além disso, muitos outros municípios, não só, mas principalmente de Minas, passam pela mesma situação."

Francys Marcos de Souza

"Absurdo! Tanto lucro e um calote no país!"

RODOLFO VALENTIM DE LAZZARI

"COMPARECI A ATO PUBLICO EM OURO PRETO-MG (16.04.2011) E COMO JA FUI DA AREA DE MINERAÇÃO, APROVO A PETIÇÃO."

VALDERLEI JUNIOR DE OLIVEIRA

"VAMOS TORNAR MAIS JUSTA ESSA DISTRIBUIÇÃO DOS ROYALTIES!"

Auxiliadora Nogueira de Morais

"É muito Triste para nós mineiros, ver a devastação que as mineradoras tem feito. Mais triste ainda é quando somos autorizados a visitar a área e eles levam agente para um salão enorme e fazem uma lavagem cerebral primeiro, para depois poder mostrar a mineradora e o terreno explorado. Isto me doeu muito ao ver o PICO DE ITABIRITO!!!Que pena!!! Deixar as MULTINACIONAIS levarem nossas RIQUEZAS!!! "

Marcelo Álvares

"Isso é urgente! Antes que acabe!"

Eric Mendes Rodrigues

"O maior patrimônio de Minas sendo desrespeitado. "Olhe bem as montanhas""

Rodrigo Eufrásio

"Sempre deve ser lembrado que o minério não é uma matéria renovável e, já que não pode parar a extração, que paguem o que é justo para os estados de onde o minério é extraído. "

Júlio César dos Santos

"As cidades mineradoras devem receber, pelo menos, o valor percentual equivalente aos royalties do petróleo."

Celina Rodrigues da Cunha Oliveira

"Interessantíssima essa idéia, está passando da hora de aumentar os royalties da Mineração, pois o que fica nas cidades mineradoras é nada, em relação ao lucro das empresas que exploram o minério. "

Mauro Sergio Freitas

"HÁ MUITO TEMPO ESPERAVA POR UMA ATITUDE ASSIM!!! O MINERIO É COM CERTEZA NOSSO!"

William A pereira

"O valor correto a meu ver tem que ser 50% , e este recurso tem que bancar pesquisa, saúde e educação, sem desvio. "

Marcos Vieira Lima

"Devem ser revisados os Royalties como também cobrar melhor capacidade de fiscalização, por que na extração do minério de ferro pode ir agregado outros metais nobres e ser contabilizado como ferro."

Patrícia coura

"Chega de exploração ambiental. Vamos lutar pela preservação e conservação do que é nosso!"

Nara de Souza Lopes

"Não entendo como um projeto de tamanha importância e já contando com o apoio de políticos importantes necessite de Projeto de Lei de iniciativa popular, ao invés de ser apresentado como um projeto de lei de iniciativa do próprio Poder Legislativo, por algum deputado mineiro, cujo trâmite para aprovação é mais simplificado do que um Projeto de iniciativa popular que depende de um número expressivo de assinaturas....."

Geraldo Ediberto Fernandes

"Os municípios mineradores sofrem há séculos com a degradação ambiental decorrente da exploração mineral em seus territórios, e quase nada recebem. É preciso corrigir as distorções da lei."

JOSÉ CARLOS PINTO COELHO

"Apóio incondicionalmente. Deve passar para pelo menos 5% da receita bruta. Ademais, as empresas devem enviar para os municípios o memorial de cálculo de apuração da CFEM devida em cada mês."

Danton de Alencar

"Considerando, por um lado, o incontestável interesse do país na elevação do royalties sobre o minério explorado, e por outro, a também inconteste fôrça econômica e política dos exploradores, fica a sensação de que a fôrça que impede esta elevação é, em última análise, desonesta e impatriótica."

Leonardo Alves Batista

"A exploração dos recursos primários até a exaustão deixa muito mais do que buracos nas cidades atingidas por esta atividade econômica, que as injustas contrapartidas atuais nem tentam minimizar. Deveríamos aproveitar a mobilização dos royalties do minério e pautar a necessária reestatização da Vale do Rio Doce, patrimônio usurpado do povo brasileiro. "

GILMAR CESAR INÁCIO DE SÁ

"Assim como o petróleo, o minério de ferro também deve pagar royalties não somente para os municípios onde ele é explorado mas também nos demais municípios por onde escorre por via férrea tal minério uma vez que os municípios por onde passam as estradas de ferro nada recebem por isso apesar de cederem parte de seu território para isso e de sofrerem as conseqüências disso como é o caso de Governador Valadares onde a linha férrea da VALE corta e polui a cidade inteira e nós pouco ou nada recebemos em troca. "

Lucia Damazio

"Nós, brasileiros, e, principalmente os mineiros, devemos ficar atentos ao que andam fazendo c/ nossas montanhas, tão importantes e românticas, e participarmos mais do que acontece em favor delas, que se tornarão simples buracos!"

Onofre Jovane Vieira de Menezes

"Temos que nos valorizar. Parabéns pela iniciativa!"

Clauderley Ferreira Alves

"É importante valorizar a riqueza de nossa terra, bem como melhorar toda infra-estrutura envolvida."

Pedro Augusto Rodrigues de Paiva

"A mineração está descontrolada. Altos executivos só visam o lucro e o seu bem imediato sem considerar a manutenção das camadas de canga responsáveis pela reabsorção da água."

Wagner Donato Rodrigues

"Demorou!!! Equiparação dos royalties já!!!"

Rafael Correia de Oliveira

"Certíssimo, deveríamos aprovar logo."

Josué Florentino da Silva

"Participei da Palestra no Inhotim e temos que mudar o mais rápido possível a legislação."

Tiago Almeida de Souza

"Esta na hora de começar essa mudança! Brasil para os brasileiros!"

José de Castro Procópio

"Não se pode continuar privatizando o lucro para poucos e deixando os prejuízos para todos. Os passivos ambientais sobram para os vizinhos aos empreendimentos e não é justo que aqueles que convivem com os danos não sejam ressarcidos dos prejuízos."

Celso do Lago Paiva

"A mineração do ferro e do calcário, especialmente em Minas Gerais, é fonte de enorme destruição ambiental, pelo que o aumento dos "royalties" poderá atender à população e à conservação da natureza, sem prejudicar as empresas."

Luiz Alberto Nacif Campos

"E que a aplicação dos recursos arrecadados com o aumento da porcentagem dos royalties seja na área social e da saúde."

Edilson Lopes

"Que os valores sejam alterados, mas muito mais que isso, que sejam competentemente utilizados pelo poder público."

Heliane dos Santos Ferreira

"Toda luta pela sustentabilidade, pela defesa do meio ambiente é válido, uma vez que é uma luta de autopreservação. "

Daniel Kelles Muniz Silva

"A riqueza mineral é do povo e não de meia dúzia de executivos donos de mineradoras. "

Maria Luísa Teixeira

"Isto. O minério é nosso!"

Mauro Jose da Trindade

"Oportuna e elogiável a iniciativa - via dela, se produz equidade fiscal, se restabelece o pacto federativo e se passa a tratar os iguais de forma assemelhada. Parabéns! "

Gustavo Mateus Carolino

"O Estado de Minas Gerais necessita ser indenizado e ter mais verbas para proporcionar Desenvolvimento Sustentável. A atividade de Mineração gera vários benefícios, porém agride a Natureza e nós, Mineiros, estamos no centro disso tudo. "

Mauro Sergio Freitas

"HÁ MUITO TEMPO ESPERAVA POR UMA ATITUDE ASSIM!!! O MINERIO É COM CERTEZA NOSSO!"

William A pereira

"O valor correto a meu ver tem que ser 50% , e este recurso tem que bancar pesquisa, saúde e educação, sem desvio. "

João Francisco Junqueira

"Acho importante a valorização dos royalties para melhoria da nossa região, tem que melhorar também as estradas q eles acabaram e o meio de transporte pois é tudo tão perto mas tão perigoso para nós que usamos a 0-40, a solução seria vias férreas ou uma estrada nova para nos sem falar das outras coisas que os governantes deixam passar batido... e quem paga sempre somos nos com o desleixo dos mesmos... "

Alessandra de Castro

"É o mínimo que posso fazer é assinar pois minha Cidade Congonhas - MG esta virando um buraco e os impactos ambientais são irreversíveis para população. "

Nara de Souza Lopes

"Não entendo como um projeto de tamanha importância e já contando com o apoio de políticos importantes necessite de Projeto de Lei de iniciativa popular, ao invés de ser apresentado como um projeto de lei de iniciativa do próprio Poder Legislativo, por algum deputado mineiro, cujo trâmite para aprovação é mais simplificado do que um Projeto de iniciativa popular que depende de um número expressivo de assinaturas..... "

Antonio Rocha Miranda

"É uma reivindicação justa pois aqui ficam os buracos. Compare com o royalty do petróleo que é extraído a muitas milhas da costa dos estados beneficiários. "

Afonso Ligorio Lembi de Carvalho

"Todo brasileiro ciente da questão dos royalties da mineração, aprova essa mudança na legislação, a não ser os poucos que se beneficiam dessa disparidade, quando comparado, por exemplo, com os royalties do petróleo. Para os estados onde há mineração, a cobrança dos royalties é tão irrisória, que parece ser coisa de um mundo velho de barões e coronéis."

Celina Rodrigues da Cunha Oliveira

"Interessantíssima essa idéia, está passando da hora de aumentar os royalties da Mineração, pois o que fica nas cidades mineradoras é nada, em relação ao lucro das empresas que exploram o minério. "

Maria Auxiliadora - Dorinha Alvarenga

"Precisamos equiparar os royalties do Brasil aos do mundo, assim como precisamos avançar em nossa legislação e de fato cumprirmos os requisitos legais nos licenciamentos."

Marcos Vieira Lima

"Devem ser revisados os Royalties como também cobrar melhor capacidade de fiscalização, por que na extração do minério de ferro pode ir agregado outros metais nobres e ser contabilizado como ferro."

Voltar para a página inicial